Anuncie aqui

Semana de combate a violência contra o idoso

O dia 15 de junho é a data da conscientização da violência contra a pessoa idosa. A data foi instituída em 2006 pela ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

O objetivo dessa data é conscientizar as pessoas a respeito da violência contra o idoso e disseminar a ideia de não aceitá-la, em hipotese alguma, como uma atitude normal.

Veja a nota pública divulgada pelo Conselho Nacional do Direito do Idoso.

Violência contra o idoso
Apesar das políticas públicas e estatutos que defendem os direitos do idoso, ainda presenciamos casos de violência e maus tratos.

A violência contra o idoso não é limitada a uma agressão física. É caracterizada violência o abandono ao idoso, cárcere privado, roubo, humilhação, violência física e verbal, entre outras agressões que muitas vezes não são denunciadas por medo e constrangimento.

Segundo dados da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida do Rio de Janeiro (2013) a cada 10 minutos um idoso é agredido no país.

O Instituto Ser Cara e Coroa – como não poderia ser diferente – apoia essa causa e repudia qualquer violência contra o idoso.